domingo, 7 de março de 2010

AMOR

Amor é uma palavra que todos conhecem o significado, muitas pessoas sabem vivenciá-la puramente, porém outras não vivenciam pelo medo da perda da pessoa.
Essa semana, uma paciente minha refletiu durante a sessão: não vivemos sem o amor do outro. Isso realmente é uma verdade e todos sabemos disso. Não vivemos sem o amor da nossa família desde que nascemos. Se não fosse o amor de nossos pais ou cuidadores, teríamos morrido. E quem não teve, provavelmente vivenciou a terrível angústia de aniquilamento, deixando marcas para a vida toda.
Mas esperar o amor do outro pode causar sofrimento, porque isso implica em expectativas que podem ser correspondidas ou não. Por isso, o mais importante que devemos aprender nessa vida é amar a si mesmo. Amar a si mesmo é acolher-se nos momentos difíceis, nos momentos em que é julgado que se fez algo de errado, quando se está em sofrimento.
Isso não é fácil, mas é possível. Será aprendido quando todos escolhermos viver dentro do nosso processo de aprendizagem e evolução.

4 comentários:

  1. Gostei muito do texto e compartilho a minha opinião contigo... amar é aprender a se querer como pessoa, com as suas qualidades e defeitos, o amor não é perfeito, ele vem com obstáculos para que possamos amadurecer a cada dia. E amar a si próprio primeiramente permite que nos aceitemos como somos e isso é projetado nas nossas relações, favorecendo assim o amor e respeito do próximo.
    Lindo texto, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse Paty! Nos aceitar sempre com AMOR!
    Obrigada pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  3. Se não nos amarmos quem vai nos amar? O blog ja começou me pirando...eu AMO falar do AMOR! Vive-lo é ainda melhor mas ai geralmente vem a tal expectativa e controlar esta é um tico complicado mas nao impossivel!!! Leria páginas e páginas do tema... Bjs

    ResponderExcluir
  4. E isso mesmo Tati!!! O controle é complicado mesmo, mas quanto mais nos desapegamos desse controle, mais as coisas ou pessoas chegam até nós... Sem esquecer e não ter a menor dúvida do amor que temos A NÓS MESMOS!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir