terça-feira, 7 de setembro de 2010

A alma da razão e da índole - 28 a 35 anos

Rudolf Steiner chama de alma do intelecto (razão) e da índole (sentimento). Em outras palavras, razão e coração, cuja fase há integração desses dois elementos.
Nesta fase aumenta o senso de responsabilidade. Antes era uma grande preparo para poder ser, agora começa a atuar, estando então mais profundamente "encarnados" no corpo. A mulher deverá desenvolver seu animus (seu lado masculino), enquanto que o homem desenvolverá sua anima (seu lado feminino), tornando-se então mais inteiro. No relacionamento se criará uma nova situação de companheirismo e não mais de dependência, como anteriormente.
A situação interna tem de ser regulada de acordo com a situação externa, isto é, olhar o mundo a partir de dentro de mim.
A estabilidade profissional já é maior nessa fase, por isso da importância de fixar-se em num local, mesmo que não seja o ideal, mas ir ganhando experiência de trabalho.
Como a força física atinge o auge, pode haver indivíduos que contam com essa força e se identifique com o “todo poderoso” e não deixa espaço para o outro. O desafio é desenvolver tolerância e interesse pelos outros, e não apenas por si mesmo e pela sua próprias preferências.
Pode-se dizer que é a fase organizacional (“resolvo com a razão”). Apresentam capacidade de planejar, organizar e gerenciar. Isso corresponde à época greco-romana, na qual se priorizava mais a individualidade e menos o grupo.
Além da razão, é importante desenvolver a índole, se não a pessoa fica presa no racional.
Aos 29 anos, existe a crise do retorno ao Saturno, na qual revela a fidelidade por si mesmo, pelas idéias, rigidez e seriedade. É momento de questionar-se: Estou no caminho certo? São momentos marcantes, dignos de serem olhados e escutados.
A fase dos 30 aos 33 anos concide com o momento crístico, cujo momento apresenta uma busca por algo de espiritual na vida, após a fase materialista e duvidosa. A Imagem seria morte e renascimento, como se o passado tivesse que morrer para com força nova poder ressurgir. Podem haver situações em que a pessoa não se sente reconhecido ou valorizado, dando então um novo significado à sua vida através dessa força.

Perguntas: Você está no seu caminho? Você se organizou na sua vida? Como você está balanceando sua vida familiar com sua vida profissional? O que você mudaria na sua vida? (morrer para renascer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário