quinta-feira, 27 de maio de 2010

A fase dos 21 aos 28 anos (a alma da sensação)

A Antroposofia estuda os setênios (7 anos) na biografia humana, estuda as leis biográficas. Se observamos o ser humano em seu desenvolvimento, ele se dá a cada sete anos.
A fase dos 21 aos 28 anos (a alma da sensação)
Por que alma da sensação? Porque é a fase de buscar vivências com a finalidade de experimentar, resignificar o que foi aprendido. A pessoa vive em altos e baixos (fase emotiva), busca experiências afetivas e profissionais, de autoconhecimento e conhecimento externo. Há uma força de interesse.
O mundo interno ainda vive uma dependência do mundo externo. “Eu acho que sei tudo, mas dependo da opinião dos outros”. Geralmente, tem-se muitos ideais, e faz-se necessário colocá-las na realidade. Acredita-se que tudo é possível. “Eu conserto o mundo. O amor resolve o namorado viciado em drogas. Ele vai parar de usar drogar por causa do nosso amor.” O mundo externo por outro lado, força o amadurecimento, já que há uma cobrança da sociedade.
O desafio dessa fase é a polaridade. Não há certo ou errado, mas é esperado que não fique parado na alma da sensação.
Aos 28 anos é esperado a crise dos talentos. Nessa época, há os questionamentos se a pessoa está no caminho certo, que caminho deve tomar, o que foi feito com seus talentos. Existe a Parábola dos talentos na Bíblia, que simboliza essa crise.

Vocês se lembram dessa fase ou estão vivenciando ela? Você pode contribuir com sua vivência pessoal.

2 comentários:

  1. Nossa... heheh eu estou nela... Olha essa crise de questionamento é beem verdade... agora o ano que vem será que terei a crise dos talentos?Nãaao! rs
    òtimo texto Pat.
    Bjos
    Rê Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Re, é por volta de 28 anos, podendo ser um pouco antes ou depois. Será que você não está já vivenciando??? Coisas que podem ser discutidas juntas.
    Obrigada pelo incentivo no blog.
    Bjs
    Patty Figueiredo.

    ResponderExcluir